Salvador

Dados básicos
  • País: Brasil
  • Área: 706 km²
  • População: 2.676.606 habitantes
  • Língua: Português
  • Fuso horário: UTC −3
  • Moeda: Real
Compartilhe

A cidade

Salvador é a capital do Estado da Bahia e é berço de grandes nomes do cenário artístico do país, com destaque mundial. Sediou a capital da Coroa Portuguesa nas Américas até 1763 e alguns dos monumentos construídos na época continuam preservados até hoje.

 A cidade é cheia de história, natureza, fé e a diversão é garantida, pois o Carnaval da cidade é um dos mais famosos e badalados do Brasil. Atrativos não faltam para surpreender os visitantes brasileiros e estrangeiros durante o ano todo. A capital é provida de lindas praias com águas cristalinas e a noite é repleta de atrações para todos os gostos.

 Encontre nossas melhores ofertas de passagens aéreas para Salvador.

Localização

A cidade de Salvador está localizada na região nordeste do Brasil e entrada da Baía de Todos os Santos, dividida em Cidade Alta e Cidade Baixa, ligadas pelo Elevador Lacerda.

 Os turistas podem chegar de avião através do Aeroporto Internacional de Salvador (Deputado Luís Eduardo Magalhães), que recebe cerca de 30% dos voos de todo o nordeste brasileiro.

 

Gastronomia

Ao longo dos anos, por influência de culturas diversas, a culinária baiana combinou ingredientes e criou suas próprias receitas: moqueca, bobó, vatapá, caruru e acarajé são alguns dos pratos que você não pode deixar de comer quando for a Salvador.

 O azeite de dendê, trazido para o Brasil durante a escravidão, passou a fazer parte da culinária típica de Salvador e de toda a Bahia. É utilizado em diversas receitas, do acarajé à farofa.

 

 

Pontos Turísticos

Não há outro lugar que reflete tão bem a alma da Bahia quanto o Pelourinho. O bairro na Cidade Alta é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e conta com mais de 800 casarões dos séculos 17 e 18. Subindo as ladeiras do Pelourinho você encontra diversas lojinhas de artesanato, igrejas e rodas de capoeira.

 O Elevador Lacerda é um dos principais cartões postais da capital baiana e liga a Cidade Baixa à Cidade Alta. Para quem gosta de artesanato, o Mercado Modelo é uma ótima opção, pois abriga mais de 200 lojas que oferecem a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia.

 As praias de Itapoã, Stella Maris e Flamengo, ambas na região norte, são as melhores e mais limpas da cidade – cada uma com sua identidade própria. Itapoã é a mais famosa, suas águas são verdes, a areia é clara e é provida de piscinas naturais. A Stella Maris é muito conhecida por suas ondas boas e trechos protegidos por recifes, atraindo banhistas e surfistas. Já a praia do Flamengo é o point das turmas jovem e do surf. A praia tem ares rústicos, emoldurada por coqueiros e várias dunas.